Storytelling: O que é? E como usar no seu site?

Storytelling: O que é? E como usar no seu site?

Storytelling é que a capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde pode-se usar além de palavras recursos audiovisuais. É um método que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta. Em outras palavras, o storytelling tem um caráter muito mais persuasivo do que invasivo.

O storytelling é muito utilizado no Marketing e na Publicidade. A ferramenta se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu público alvo. É um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses através de uma narrativa. O objetivo é contar uma história que encante e cative sua audiência. Para isso é importante ter a noção exata do seu público-alvo para que a mensagem seja a mais personalizada e assertiva possível.

Storytelling

O ser humano estabelece ligações interpessoais através do ato de contar histórias. Atualmente, o storytelling está presente em várias áreas de expressão, como o cinema, televisão, literatura, teatro e até mesmo videogames.

Vivemos em uma era de excesso de informação, as pessoas são constantemente bombardeadas por conteúdos e muitas pessoas estão lutando pela atenção de um potencial novo cliente. Por isso observamos que muitas pessoas criaram uma imunidade a algumas abordagens tradicionais. É neste contexto que o storytelling ganha uma grande importância. Isto porque contar uma história interessante é uma das maneiras mais eficazes de obter a atenção de alguém.

Se quiser fazer um storytelling eficaz, compartilhe uma história única e real do seu negócio ou de um produto, isso irá criar uma relação mais próxima com seu cliente. Afinal uma boa história revela a grande vantagem que o seu produto ou serviço trouxe para a vida do consumidor.

Storytelling como começar?

Para dar início a sua história é bom pensar nos seguintes fatores:

  • Para quem será contado?
  • O que será contado?
  • Qual a finalidade desta história?
  • Qual meio você irá utilizar (mídias sociais, e-mail, blog)?
  • Como você irá contar?

Se conseguiu responder bem essas perguntas, essas servirão de base para você criar sua história. Por isso estude bem o seu público-alvo. Entenda que atrás da tela tem uma outra pessoa, por isso humanize seu roteiro.

A vantagem de contar boas histórias é que você irá produzir um material único. Por mais que seja sobre um tema desgastado ou de conhecimento geral, o seu conteúdo abordará uma perspectiva única: a sua.

Além da identificação, as histórias também acionam nosso lado emocional, seja por despertar alguma memória do leitor, seja por fazê-lo se imaginar na pele do personagem.

Lembre-se que as histórias têm o poder de:

  1. Inspirar
  2. Motivar
  3. Persuadir
  4. Informar

Quando escutamos uma história tentamos relacioná-la com nossas experiências. Essas histórias ajudam a criar empatia com seu público, e isso pode aumentar o valor da sua marca, adicionando valor e isso pode garantir lealdade do cliente de forma duradoura.

Existem vários métodos de storytelling que você pode encontrar na internet, aqui eu só estou fazendo um resumo breve do que encontrei, porém o mais impressionante é que não é algo novo, já se falava disso a anos atrás. Então que tal aproveitar o momento para pesquisar mais sobre este assunto e melhor o conteúdo tanto do seu site como das suas redes sociais.

Você pode juntar essa informação com a que já aprendemos na postagem que explicou sobre Copywriting, com isso você vai conseguir criar textos que atraiam o seu público-alvo.

Quem já me segue no Instagram, sabe que amo criar conteúdos em forma de história, isso já me garantiu ótimos contatos, que tal experimentar fazer conteúdos menos óbvios e mais criativos?

Cuide muito bem do seu site! Seus visitantes vão gostar!

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