fbpx
Psicologia das cores nas redes sociais: Explore novas possibilidades
/
/
Psicologia das cores nas redes sociais: Explore novas possibilidades

Se você já tem uma Identidade Visual deve estar ansiosa(o) para começar a usar a psicologia das cores definidas no manual da marca para criar as artes para suas redes sociais lá no Canva. Estou certa?

Psicologia das cores nas redes sociais

Estou falando isso porque muitas clientes minhas tem essa dúvida, será que preciso usar somente as cores da minha Identidade nas minhas redes sociais? Mas se você é esperta(o) já viu pelo título dessa postagem que a proposta deste post é incentivar você a explorar novas possibilidades.

Assim como falei na postagem anterior sobre Tipografia, também não precisamos usar só as cores estabelecidas no manual da marca, podemos explorar outras possibilidades que estejam em harmonia com a psicologia das cores no marketing das suas redes sociais.

Porém já vou adiantar aqui que não existe uma fórmula mágica para saber fazer essas combinações, já que lá nas redes sociais você tem uma liberdade maior de explorar novas possibilidades e isso vai depender de projeto e de objetivos.

As cores da sua Identidade Visual servem de apoio para sua base impressa e para a sua comunicação principal, mas isso não significa que você está presa a usar somente elas. Principalmente porque cada rede social tem uma estrutura diferente, por isso é bom fazer uma analise para ver se sua escolha de cores não está ficando cansativa ou vai levar a pessoa a enjoar do seu conteúdo lá das redes sociais.

Eu particularmente não consigo seguir perfis do Instagram que usam muito cores quentes, ou cores muito saturadas (cansa minha vista). Por isso é bom levar em conta esses pequenos detalhes na hora criar o layout das suas redes sociais.

Quando você faz o design do site é mais fácil se guiar pelas cores já estabelecidas no seu manual, já que elas foram pesquisadas e analisadas para ter uma psicologia positiva para quem visita o seu site. Como o conteúdo do site segue um padrão é fácil manter só com essas cores de base.

Psicologia das cores nas redes sociais

Já as redes sociais se relacionam de forma psicológica diferente, por isso vai exigir que você explore mais opções, se quiser saber mais sobre a psicologia das cores você pode ler essa postagem aqui.

Como usar a psicologia das cores no marketing?

Sempre é bom lembrar que a psicologia das cores não é como a matemática, ou seja, não existe uma exatidão, uma cor não abrange somente um tipo de emoção.

O azul por exemplo é uma cor que transmite confiança e credibilidade, mas dependendo do tom que for usar pode transmitir outro tipo de emoção, por exemplo tons mais claros de azul podem transmitir a ideia de limpeza e higiene.

Se você já tem as cores principais da sua marca a minha sugestão é trabalhar com cores alternativas que se relacionem bem com essas cores, assim você não terá um perfil cansativo e você vai poder ter uma paleta maior de cores para trabalhar no marketing das suas redes sociais.

Psicologia das cores nas redes sociais: Explore novas possibilidades 1

Como criar paletas de cores alternativas?

Fazer isso sozinho nem sempre é fácil, mas hoje existem várias ferramentas que podem ajudar você a criar paletas de cores que sigam a mesma psicologia das cores da sua marca.

A minha sugestão é usar o Adobe Color, lá você pode incluir as cores da sua marca e ver algumas alternativas que combinem com a mensagem que você quer transmitir nas suas redes sociais. Lá você pode criar paletas tanto com as cores da sua marca, como também de imagens que você pode ter selecionado para usar nas suas redes sociais.

Psicologia das cores nas redes sociais: Explore novas possibilidades 2

Então a minha sugestão é para que você saia um pouco do óbvio e perca o medo de explorar novas possibilidades que agreguem mais personalidade as suas redes sociais. Atualmente tenho me esforçado em ter um feed mais desorganizado e mantendo as cores em conexão, para focar mais na qualidade do conteúdo.

E agora está pronto para experimentar novas possibilidades na escolha das cores do marketing das suas redes sociais?

Deixe seu comentário e me diga o que achou dessa postagem! Qualquer dúvida é só falar!

bjkas e até a próxima!

Compartilhar:
Desde 2009 me dedicando ao Web designer e acompanhando as mudanças e crescimento das redes sociais. Especializada em Identidade Visual e Copy estratégico.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Subtotal do carrinho

Nenhum produto no carrinho.