A Psicologia das cores é fundamental na hora de desenvolver qualquer projeto, isso porque o nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações.

Então uma coisa que você pode ter pensado que era simplesmente escolher uma cor, passa a ser um estudo de qual sensação você quer causa no seu público-alvo.
Entender um pouco sobre como as cores podem afetar emocionalmente as pessoas é muito importante para que você consiga transmitir sua singularidade no seu projeto.
O primeiro passo é você ter ideia de quem é seu público e claro saber exatamente que tipo de sensação você pretende despertar. Pensando nisso será mais fácil usar uma cor que tenha voz no seu projeto.
Psicologia das Cores: Azul

O azul é uma cor que representa calma, confiança e segurança. É uma cor calmante e é capaz de transmitir bondade, serenidade e paciência. Estimula a criatividade.
Onde usar:
Azul escuro são excelentes para projetos corporativos e de negócios. Os tons mais claros podem ser usados para sites sociais que representam calma e simpatia.
Psicologia das Cores: Vermelho

A cor mais quente e dinâmica, o vermelho é ativo, estimulante, apaixonante, emocionante, poderoso e está em expansão.
Onde usar:
Use minimamente em sua forma mais pura como um detalhe para atrair atenção para elementos específicos. Para descrever desenhos que retratam poder ou paixão.
Psicologia das Cores: Amarelo

A cor mais brilhante e excitante das cores quentes, o amarelo é feliz, quente, estimulante e expansivo. Dá uma impressão de felicidade e alegria, estimula o otimismo e a esperança.
Onde usar:
Claro x Escuro: No tom mais claro, o amarelo pode ser usado para projetos sobre crianças, enquanto tons mais escuros podem ser usados para dar uma sensação de antiguidade.
Psicologia das Cores: Verde

Esta incrível cor secundária é calmante, ela equilibra e rejuvenesce. O verde representa estabilidade e inspira a possibilidade. Ela também está associada ao crescimento, vitalidade, abundância e a natureza. Símbolo da fertilidade, tem efeito calmante e alivia o stress.
Onde usar:
Para representar equilíbrio e harmonia em um design. Use tons mais escuros para representar estabilidade e afluência.
Psicologia das Cores: Roxo

O roxo representa nobreza, abundância e dignidade, mas também pode representar a criatividade e a imaginação. Estimula a área do cérebro de resolução de problemas e de criatividade.
Onde usar:
Tons mais escuros de roxo caracterizam riqueza e luxo. Tons mais suaves podem ser associados à primavera e ao romance.
Psicologia das Cores: Rosa

O rosa é a cor da cortesia, da amabilidade, do charme. Nos seus variados tons, o rosa demonstra afeto e pode ajudar a relaxar. Tem um efeito positivo e de motivação sobre as pessoas.
Onde usar:
Como é uma cor que está ligada ao universo feminino está diretamente ligada com beleza.
Psicologia das Cores: Marrom

O marrom é uma cor que transmite energia positiva e está ligado ao sólido e seguro. É a cor de muitos materiais naturais, como a madeira, o couro, a lã. Ela é bastante utilizada no âmbito residencial onde é muito apreciada. Sua falta de artificialidade faz do marrom a cor do aconchegante.
Creme – Marfim: Representa calma, elegância e pureza.
Bronze – Bege: Representa o conservadorismo e a piedade.
Marrom: Representa uma salubridade e confiabilidade. Uma cor estável, pode ser associada com experiência e conforto.
Psicologia das Cores: Laranja

Não tão irresistível quanto o vermelho, o laranja é uma cor equilibrada que é vibrante e enérgica, sendo amigável e convidativa.
Onde usar:
Para dar uma impressão amigável e convidativa. Ideal para projetos que descrevem movimentos e energia sem serem dominantes.
Psicologia das Cores: Branca

O branco representa clareza, limpeza, esperança e abertura. Também pode ser associada à esterilidade e simplicidade.
Onde usar:
É uma cor da objetividade e neutralidade. Muito usada em projetos minimalista. Também é utilizada como cor de fundo, sobre a qual as demais cores ganham destaque.
Psicologia das Cores: Preto

A cor preta representa poder, elegância e modernidade, também pode caracterizar misteriosidade.
Onde usar:
Em projetos que se queira destacar o luxo. A renúncia às cores permite que o luxo se manifeste por si só.
Psicologia das Cores: Cinza

É uma cor que está associada a neutralidade e a calma. A falta de energia pode ser associada ao design conservador.
Onde usar:
Por expressar seriedade, pode ser empregada na comunicação visual empresarial ou em artigos envolvidos a tecnologia.
Dentre tantas opções é importante entender bem quem é seu público, sem perder sua história por trás do seu projeto.
Veja alguns dos meus projetos aqui no meu Portfólio, e veja como usei algumas dessas cores nos projetos que fiz no ano passado.
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Até a próxima postagem! Se gostou, compartilhe e leve essa informação a mais pessoas 🙂