Política de privacidade: 3 dicas para você criar a do seu site
/
/
Política de privacidade: 3 dicas para você criar a do seu site

A alguns anos atrás não era obrigatório ter no site a política de privacidade, principalmente se seu site tinha pouca visibilidade. Alguns até tinham, mas não era uma coisa que tinha destaque no site. Mas desde o ano passado (mais ou menos), vemos com uma certa frequência a notificação, ou seja, um aviso sobre a política de privacidade e sobre a coleta de dados que o site gera (o famoso cookies).

Política de Privacidade

Isso tudo é efeito da Lei geral de proteção de dados (“LGPD”) do Brasil, conhecida lá fora como “General Data Protection Law eu já falei dela aqui no blog. Essa lei resumidamente estabelece garantias e direitos em relação à segurança e ao uso de dados coletados e obriga as empresas a fornecer aos usuários transparência ou informações claras sobre o processamento de dados pessoas que visitam o site.

O que seria então a política de privacidade?

Essa política é uma declaração aberta ao público e que geralmente explica as medidas tomadas no seu site em relação ao processamento de dados pessoais. Esse texto vai informar todos os direitos, garantias, formas de uso, dados coletados, armazenamento, proteção e descarte de informações pessoais coletados, assim consegue dar mais transparência e garantias com o processamento dos dados que seu site coleta.

Cada site vai ter uma necessidade diferente, por isso em determinados casos é bom procurar ajuda jurídica para criar o seu texto.

Na maioria dos casos (pelo menos no caso do meu site), os dados que são coletados são a base de site terceiros como o Google Analytics, Mailerlate, PagSeguro, ou seja, no caso do meu site não coleto dados muito pessoais como RG, CPF, dados bancários, como tenho a loja, os dados pessoais coletados são o nome, endereço e email.

Porém existem sites que coletam mais informações, por isso cada caso é um caso e a sua página precisa estar de acordo com as suas circunstâncias.

Política de Privacidade

O objetivo dessa postagem é tentar deixar tudo mais claro caso tenha dúvidas no início, mas repito aqui que em alguns casos é necessário procurar ajuda especializada para não esquecer nenhum detalhe de acordo com as suas necessidades.

1. Use uma linguagem simples

Em vez de usar palavras difíceis e cheias de “pompas”, procure usar palavras fáceis para que o seu texto seja acessível para que até as pessoas que tem menos conhecimentos sobre suas leis e direitos possam entender.

2. Coloque a política de privacidade num lugar de fácil acesso

O que adianta elaborar um bom texto se ninguém consegue encontrar? Além do link ficar acessível é bom ter algum recurso de popup no site para que lembre as pessoas que dados estão sendo coletados e se ela aceita os termos da sua política de privacidade.

Como mencionei no meu caso na maioria das vezes os dados são coletados por terceiros, então caso use um novo plugin ou serviços no seu site que vá coletar qualquer tipo de dados do usuário é importante notificar, ou seja, atualizar a sua política de privacidade.

3. Planeje com antecedência

Com base nisso lembre-se que esse também é um texto importante para ser acrescentado no planejamento estratégico do seu site. Vai dar um pouco mais de trabalho, mas vai dar mais segurança para quem visita o seu site.

Cada detalhe que você acrescenta ao seu site mostra para o seu visitante o quanto você preza por ele e pelos seus dados. E isso dá mais confiança e credibilidade para quem vai adquirir os seus produtos ou serviços.

Uma dica extra é que se você vende um produto físico vale também acrescentar a política de entrega e de devolução, isso vai dar mais segurança para quem adquire seus produtos.

Política de privacidade: 3 dicas para você criar a do seu site 1

Se está pensando em ter um site que agregue valor aos seus serviços e que tenha estratégia para realmente trazer resultados futuros, veja como eu posso te ajudar. Entre em contato e solicite um orçamento.

Compartilhar:
Desde 2009 me dedicando ao Web designer e acompanhando as mudanças e crescimento das redes sociais. Especializada em Identidade Visual e Copy estratégico.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Subtotal do carrinho

Nenhum produto no carrinho.