O que é o Pinterest? E como se destacar nele?

O que é o Pinterest? E como se destacar nele?

A palavra Pinterest vem de “pin” (alfinete) + “interest” (interessar). O que transmite bem a ideia de salvar salvar as imagens que sejam interessantes para você, como se fosse um quadro de cortiça com muitas referências presas com alfinetes.

Apesar de muitos encararem o Pinterest como uma rede social, a empresa se posiciona hoje como sendo primeiro mecanismo de busca visual do mundo. Mas para você como usuário o Pinterest te permite descobrir, compartilhar e salvar ideias e em muitos casos pode servir como uma ferramenta para buscar inspirações.

Pinterest - kel designs

Nele você pode criar pastas (públicas ou privadas) e reunir diversas referências de diversos assuntos do seu interesse, seja de decoração, culinária, design e a lista segue enorme…

Porém o Pinterest tem um papel importante para as marcas, ela vai muito além de ser bonitinho, como estratégia de Marketing Digital, ela pode ajudar a aumentar o engajamento e as conversões do negócio.

Pinterest para empresas

Apesar de ser uma rede social criada essencialmente para pessoas, muitas marcas conseguiram enxergar o potencial de se aproximar do seu público por lá. Vendo esse movimento o Pinterest desenvolveu funcionalidades para beneficiar negócios, criando então a conta business que tem várias ferramentas de mensuração. Já falei sobre algumas dessas características nessa postagem aqui.

Pinterest - kel designs

Quando você publica suas ideias inspiradoras você passa a ter a oportunidade de interagir com os usuários e muitas marcas têm sido descobertas desta maneira, estreitando o relacionamento com seu público e proporcionando mais visitantes para o seu site.

Pinterest, como se destacar nele?

  • Use imagens grandes

Use imagens grandes, isso vai ajudar seus pins a se destacar nas muitas postagens que encontramos por lá. No meu caso eu uso as mesmas imagens que faço para o Instagram, posso não destacar tanto, mas consigo alcançar muitas pessoas, eu acredito que aqui temos que levar em consideração aquele ditado, “melhor feito do que perfeito”, comece logo a usar e depois se preocupe se suas imagens estão no tamanho ideal, geralmente o próprio Pinterest vai ajustar suas imagens.

  • Leve em consideração o SEO

O Pinterest não é uma simples rede social, lembra do que falamos no início ela é um mecanismo de busca baseado em imagens, portanto o SEO é muito importante. Utilize palavras-chave nas publicações nos títulos e quando for renomear as imagens.

  • Faça pastas criativas

Além do seu conteúdo, crie pastas que tenham conteúdos e produtos que transmitam a mensagem da sua marca. Com isso sua comunidade a aumentar, destacando informações interessantes em várias áreas.

  • Crie conteúdo variado

Compartilhe um conteúdo animado, informativo… Essa é uma boa oportunidade para mostrar como você conhece seu público, suas preferências e isso vai aumentar a sua relevância.

  • Tenha um conteúdo próprio

Não espere as pessoas compartilhar o seu conteúdo, compartilhe você mesmo. Lembre-se de fazer postagens que direcionem as pessoas para o seu site, tanto para a página de destaque ou quem sabe para a página do seu produto.

  • Tenha uma Conta comercial

Ter sua conta para comercial vai te dar acesso ao Analytics, assim você vai poder acompanhar quais postagens tem interessado mais a sua comunidade do Pinterest.

  • Organize suas pastas

Faça pastas bem definidas, separe o conteúdo que levará para o seu site dos que você simplesmente achou interessante. Eu tenho várias pastas, mas tenho uma página só com as minhas postagens, veja ela aqui.

Mas lembre-se:

Assim como o Google, o Pinterest não consegue ler imagens. Para saber do que elas tratam, o algoritmo vai ler as informações do título, a descrição, e a URL de destino dos Pins. Mesmo sendo uma rede visual, os textos têm bastante importância, então não deixe esses campos em branco.

Uma coisa legal do Pinterest é que sempre que você publica um Pin novo, seus seguidores ficam sabendo disso, já que o Pinterest exibe as publicações em ordem cronológica na “aba seguindo”, por isso, mantenha-se ativo com uma frequência de publicações.

Fontes de pesquisa: Nitro News e Rock Content.

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