O que é necessário definir antes de investir em um site?

O que é necessário definir antes de investir em um site?

Com o avanço da tecnologia ficou ainda mais importante saber o que é necessário definir antes de investir em um site

As plataformas de sites e blogs possuem grande crescimento, e se possui interesse de crescer no ambiente digital este artigo foi feito pra você. 

Isso porque falaremos sobre tudo o que é necessário definir para investir em um site e obter sucesso e alcance nesse ambiente.

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1. Defina o seu domínio

Ter um domínio definido é extremamente importante, pois ele será crucial para criar a personalidade da sua empresa e facilitar que os clientes o encontrem.

Quando seu site tem um domínio único, muito dificilmente você irá se deparar com uma empresa com o mesmo nome que o seu e poderá investir em diversas ações que facilitem a identificação da sua marca pelo público, por exemplo. 

O site registro.br pode ser um grande aliado nessa etapa, pois ao clicar na aba de pesquisa e digitar o nome desejado, ele consegue te mostrar claramente se o nome está disponível ou não para uso. 

Após escolher o nome e registrar, aparecerá um campo para que você preencha as suas informações pessoais e para comprar o domínio. Ao final do processo você receberá um e-mail para prosseguir com o cadastro e escolher a melhor forma de pagamento. 

Contudo, não se esqueça de desenvolver um domínio que faça sentido com a área a qual você deseja atuar. Dessa maneira o seu site demonstra muito mais responsabilidade, segurança e especialidade.

Pode parecer um detalhe simples, mas em grande maioria quando os internautas vão em busca de informações sobre quanto custa um clareamento, muito dificilmente se sentirão seguros se encontrarem a informação em um site com o domínio de receitas caseiras. 

Portanto, se o seu ramo é o odontológico, de venda de roupas, ou qualquer outro segmento, se atente a criação de um domínio que faça jus a isso.

2. Tenha um serviço de hospedagem

Essa ferramenta possui uma grande variação de ofertas no mercado, mas tem como função principal colocar o seu site no ar e mantê-lo funcionando. 

Você pode contratar esse serviço de maneira gratuita ou paga, dependendo de suas condições e necessidades. 

Como é de se esperar, o serviço gratuito possui algumas limitações e pode ser uma plataforma mais instável, o que pode fazer com que seu site acabe saindo do ar por um tempo, o que não é o melhor dos cenários.

Assim, algumas plataformas oferecem um serviço com menos restrições por valores menores do que R$20 por mês. 

Não se esqueça que a ferramenta de hospedagem é crucial para que os seus esforços sejam recompensados, por isso é imprescindível analisar as opções e quais serviços cada uma oferece.

Mesmo com todo o avanço da tecnologia, algo que não mudou é a imediatidade do ser humano. Na verdade, estamos cada vez mais demandando velocidade em nossa rotina.

Imagine que um internauta busque informações sobre tratamento de canal preco e ao localizar o seu site clique no seu link.

Contudo, se ele demorar muito para carregar, as chances desse internauta fechar a aba e procurar a mesma informação em outro site são grandes. 

Isso pode trazer um retorno muito negativo para a autoridade de seu site. Por isso, não meça esforços para postar em serviços de hospedagem que possam realmente auxiliar o seu negócio e te entregam velocidade na resposta ao usuário.

3. Aposte em um criador de sites 

Agora que você já concluiu os dois primeiros passos, é necessário escolher um bom construtor de site para customizar sua página e fazer com que ela fique visualmente confortável.

Em alguns sites, o serviço de hospedagem já inclui esta opção, mas é de suma importância realizar a pesquisa para escolher qual é o melhor para o seu negócio. 

Ao escolher o seu construtor de site, considere aqueles em que consiga relacionar as ideias com o seu negócio e utilizar diversas mídias. Assim você pode apostar em imagens ou vídeos do produto ou serviço que irá oferecer. 

Neste ponto, não se esqueça que em alguns segmentos, como no ramo do odontologico, as vendas não podem ser realizadas no ambiente virtual, por se tratar de informações da área da saúde. Assim, é preciso investir em estratégias de conteúdos informativos.

Apostar nessa ferramenta é positivo pois constroem o seu site com o suporte para que abrigue um blog, sendo possível disponibilizar conteúdos explicativos. 

Assim, o seu site fica mais fácil de ser acessado e as informações podem ser compreendidas, auxiliando o seu negócio a se tornar uma referência em seu setor.

Do mesmo modo que os serviços de hospedagem, os construtores também podem ser encontrados de forma gratuita. A diferença está nas estratégias e ferramentas disponibilizadas para rankeamento nos modelos pagos e gratuitos.

O Google Sites, por exemplo, disponibiliza uma integração com lojas online e a ferramenta de mapas, além de ser compatível com a versão mobile. Contudo, para fazer uso dessa ferramenta é necessário ter uma conta Google.

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Dica bônus: tenha um cronograma de postagens

Apesar das publicações serem feitas após a criação do site ou loja, é imprescindível ter a definição dos temas que serão publicados.

Afinal, é com esse planejamento que criará um padrão de conteúdos para o site, conforme o interesse e perfil do público que pretende atingir, e ter a garantia de postagens a longo prazo.

Isso ocorre (e é necessário) porque é por meio da constância das publicações e da qualidade do conteúdo que será possível ser encontrado por seu público.

Ou seja, assim como é necessário ter um plano de negócio ao considerar empreender, é preciso estar preparado para ingressar no meio digital.

Afinal, deve-se considerar ações a longo prazo, que haverá um valor a ser investido (que precisa ter certo retorno) e que as estratégias podem não surtir efeito tão rápido quanto o esperado.

Isso porque a estratégia de conteúdo é essencial para o crescimento de um canal digital, mas é uma ação que demanda disciplina e constância – pois é a periodicidade dos conteúdos que trará mais relevância para o site.

Assim, com a relevância sendo adquirida, aquelas pessoas que buscam informações sobre a área em que você atua, poderão te encontrar mais facilmente.

A maior vantagem desse sistema é que ele é contínuo, criando um ciclo de relevância. 

Para que fique mais claro, pense que você atua com o segmento de saúde e cria diversos conteúdos para o segmento, conforme um calendário definido para suas estratégias e visando a sua persona. Com isso você conquistará relevância nos mecanismos de busca. 

Assim, ao produzir um novo texto sobre aparelho ortodontico, você estará melhor ranqueado nas pesquisas e seu público te encontrará mais rapidamente. 

Ao fazer novos materiais que agreguem valor a esse público, que continuará consumindo ou estará evoluindo nas interações, respondendo aos estímulos, mais esses algoritmos entenderão que o seu site entrega qualidade ao leitor/cliente.

Contudo, cabe frisar que para que isso de fato aconteça, é preciso acompanhar e mensurar as respostas em cada material, bem como ir adequando o cronograma de postagens aos seus objetivos, a área em que atua e temas de interesse do seu público-alvo.

Criar conteúdos que pertençam ao seu setor é essencial, mas lembre-se que é possível encontrar temas que se relacionem e que também podem interessar seu público. 

Para isso, desenhe um fluxo de temas que agregaram ao seu negócio e que, de acordo com pesquisas que pode realizar previamente, também conferem valor ao  seu público. 

Nesse esquema, procure definir – pelo menos – cinco tópicos ou segmentos em que é possível abordar os seus serviços. 

Considerações finais 

Durante o processo de criação de sites é essencial estudar seu nicho, objetivos e cliente ideal. Com isso, a identidade de sua marca, os produtos/serviços oferecidos e a forma que eles serão apresentados no website estarão mais claros e criarão engajamento por parte dos clientes/leitores.

Assim, a escolha do nome, título da sua página, a presença de fotos e outras mídias também serão direcionadas por esse planejamento e as estratégias de comunicação que ocorrerão em conjunto, para uma definição mais eficaz da personalidade do seu negócio. 

Para os casos de sites criados com o objetivo de vendas, há ainda a possibilidade da vinculação de um blog, que permite apresentar os valores da marca e informar o público, criando relevância dentro do setor de atuação.

Vale destacar, por fim, que a experiência do usuário é fator determinante durante esse processo e para a efetividade das campanhas de posicionamento. Afinal, uma página que não se adequa às diversas telas e que demora a responder tende a afastar o internauta.

Do mesmo modo, uma URL difícil de ser memorizada também pode impactar nos seus resultados a longo prazo.

Ou seja, é preciso escolher um domínio que se relacione com o seu setor e que seja memorável, uma hospedagem que lhe permita uma resposta rápida ao usuário e um criador de sites que traga flexibilidade no design para atender o usuário mobile e de desktop.

Por fim, ao unir esses aspectos aos conteúdos personalizados e que atuam nas dores do seu cliente que busca por lente de contato ou profilaxia dentária, ainda conforme o exemplo no setor da saúde, será possível não só investir em um site, como fazê-lo crescer continuamente.

Não se esqueça que o ambiente virtual evolui diariamente e apostar nessa inovação faz com que o seu negócio atinja um público maior, mas é preciso estar atento às novas tendências e a periodicidade das ações, bem como a mensuração de seus resultados.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da empresa Clínica Ideal. 

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