fbpx
A marca: Como escolher o nome?
/
/
A marca: Como escolher o nome?

Escolher um nome adequado para a sua marca não é nada fácil! No início aparece vários nomes na sua mente, mas que podem estar trazendo pouco ou nenhum significado para sua marca.

O nome é o primeiro passo para fazer um projeto de sucesso, eu digo isso, porque é com base na história do nome que você conseguirá criar toda a história por trás da marca e isso vai garantir que a sua marca crie vida e se comunique de forma mais humanizada com o seu público.

A marca: Como escolher o nome?

O que precisa ser avaliado no processo da escolha?

  • Qual é o nicho da sua marca?
  • Que tipo de serviço ou produto você oferece?
  • Que tipo de leitores você quer alcançar?
  • Que tipo de valor você irá trazer aos seus leitores?
  • O que diferencia o seu site/negócio de outros?
  • Quais são seus objetivos para o futuro?

Pense no seu cliente, escolha um nome que seja fácil de soletrar. Seus clientes podem ter dificuldade em encontrar sua empresa na Internet se o nome tiver uma ortografia complicada. O nome escolhido precisa ajudar seus clientes a se lembrar de você e garantir que sua marca se destaque entre outras empresas e de preferência um nome que corresponda à sua imagem. Pense nisso, use um nome que agregue alguma história e aproveite para contar a história da sua marca para os seus clientes.

A marca: Como escolher o nome?

Posso usar o meu nome na marca?

Sim essa é uma ótima opção para pessoas que oferecem serviços, médicos, consultores, mentores e por aí vai… Hoje vemos o crescente número de atividades que podem ser ótimas para quem opta em usar o seu nome para criar o nome da sua marca.

Porém vai lembrar que quando você usa o seu nome, você passa ser a sua marca, então tudo o que você faz ou fala nas redes sociais podem ser diretamente ligadas a sua marca, sendo popular ou não, você precisará ter mais cuidado com seu posicionamento.

Não esqueça:

  • É fácil ler, soletrar e lembrar?
  • Ainda será significativo no futuro ou apenas se relaciona com o momento do “hoje”?
  • O nome limitará você apenas a falar sobre certos tópicos?
  • O nome proporcionará oportunidades de melhoria e progresso no futuro próximo?
  • Soa bem e atraente?
A marca: Como escolher o nome?

Verifique a disponibilidade do nome, ou seja, veja se outra pessoa não está usando-o. Uma maneira fácil de fazer isso é fazer uma busca no Google, porém dependendo da sua marca é bom ver se ela já não está registrada por outra pessoa.

Como fazer isso?

Para saber se uma marca existe legalmente, entre no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que disponibiliza sua base de marcas para consulta pública (clique aqui).

Com base na escolha do nome você conseguirá explorar melhor os detalhes da sua Identidade Visual, como a tipografia, as cores, e cada detalhe que servirá de apoio para fazer a sua marca se destacar e se eternizar no coração dos seus clientes.

Quer ter uma marca de sucesso em 2021? Entre em contato e verifique a disponibilidade na agenda!

bjkas
Kel

Compartilhar:
Desde 2009 me dedicando ao Web designer e acompanhando as mudanças e crescimento das redes sociais. Especializada em Identidade Visual e Copy estratégico.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Subtotal do carrinho

Nenhum produto no carrinho.