Manual da marca: Qual é a sua importância?

Manual da marca: Qual é a sua importância?

O manual é o guia de informações, fornecendo todas as especificações, recomendações e normas fundamentais para a correta utilização da sua identidade visual. Ele é um documento mais técnico desenvolvido pelo designer, a fim de mostra a correta aplicação em diferentes suportes (gráficos ou digitais).

Eu admito que o Manual da Marca é um membro recente na entrega dos meus projetos, isso porque, dá trabalho montar um manual para cada cliente.

Porém depois do curso que fiz do Marcelo Kimura, entendi melhor a importância dele e de como fazer ele de forma mais automática. Um viva para outro curso que precisei fazer de In Design para facilitar este processo.

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Muitas pessoas acreditam que só ter a Logotipo é suficiente, eu até entendo, às vezes seu projeto é embrionário e você ainda não sabe se ele vai te trazer retorno. Porém quando falamos de identidade visual, estamos falando de muito mais que a Logotipo, por isso a importância de ter um manual.

O manual não precisa ser complicado e muito menos precisa ser impresso, mas ele precisa ter as informações básicas de como você vai poder usar sua marca, tanto na representação física, como na digital. Como assim?

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Como usar o manual da marca?

A Logotipo é um dos elementos da sua marca, além dela existe a tipografia, as cores e claro a história por trás da marca. Todos esses elementos formam a identidade visual.

Um iPad em cima da mesa com o manual da marca sendo visualizado. No caso a página que estamos vendo é as que tem as instruções para o cartão de visitas.

Caso você tenha um negócio físico vai precisar do manual da marca para definir as cores do seu espaço, os elementos que vai usar para decorar, em alguns casos até o aroma que seu espaço vai ter. Se você tem um negócio online, talvez você não precise pintar uma parede, mas você vai precisar alinhar seu site a todo o contexto da sua identidade visual, seus cartões de visita e até os timbrados para enviar seus contratos precisam estar alinhados a sua marca.

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Eu sei que no começo não damos valor a este tipo de investimento, mas assim que sua marca for crescendo você começar a sentir falta desses detalhes que vão fazer as pessoas memorizarem sua marca por mais tempo.

Hoje uma marca precisa ser forte já que existe muitas pessoas que fazem a mesma coisa que você. Entender sua marca e a voz que ela quer transmitir para o seu público vai ser fundamental para a sua jornada.

Sabemos que quando pegamos o manual da marca estamos só no começo dessa aventura, porém se seguir todo o conceito vai ver como será mais fácil guiar o seu projeto.

Para as clientes deste projeto o manual passou os 10 mandamentos da marca, e elas estão reformulando todo o estúdio fotográfico com ele. Isso ajudou elas a verem os detalhes que iriam combinar com todo o conceito da marca, até perfume exclusivo vai ter…

Fico super feliz de proporcionar para as minhas clientes esse gostinho de ter algo especial e exclusivo, que de certa forma conta um pouquinho mais da história delas.

E você tem uma marca que se diferencie? Se quiser saber como eu posso te ajudar a ter uma marca de sucesso, saiba mais aqui. Para mais dicas siga o meu Instagram, sempre posto dicas e incentivos para você que tem o seu negócio e está querendo levar ele para o sucesso.

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