O logotipo é tem um papel importante ao representar a sua marca. Porém antes de sair correndo para fazer a logo qualquer, saiba como você quer que enxerguem a sua marca e que tipos de logo são necessárias para criar uma Identidade Visual funcional e que dure com o passar do tempo.
Além de um design bonito, o seu logotipo precisa ser dinâmico para se encaixar as necessidades que podem surgir ao longo da sua jornada.

Quando for escolher um nome, não escolha um nome por emoção, analise a sonoridade dele e verifique se outras pessoas não estão usando este nome, esse passo é importante se quiser ter um logotipo diferenciada e que se destaque nos sites de busca.
A base da logo consiste numa tipografia consistente, talvez você pode pensar que é só escolher uma fonte bonitinha e pronto, porém vai muito mais além, já que todas as escolhas feita na sua Identidade Visual vão ajudar no posicionamento da sua marca com seu público-alvo.
A Tipografia do logotipo
A tipografia é o passo mais importante, e precisa ser feita uma pesquisa para ver qual opção se encaixa mais ao perfil do seu público-alvo. Claro que precisa ser analisado também se aquela fonte que você tanto quer vai ser aplicável ao nome que escolheu.

As fontes alternativas serão um ótimo recurso visual para transmitir a mensagem da sua marca, por isso tome cuidado nas suas escolhas. Procure pensar na visibilidade, principalmente se o seu logo for aplicado em recursos impressos e nas redes socais.
Não existe nada pior do que aplicar um logotipo com baixa visibilidade num site, por isso antes de começar o seu projeto tenha bem em mente onde seu logotipo será mais aplicada e não descarte possibilidades futuras para evitar precisar fazer atualizações num curto período de uso da marca.
Logotipo Alternativas
Hoje não basta ter a logo principal, muitas das vezes é importante ter o logotipo com versões alternativas isso porque quando você usa seu logotipo nas redes sociais e nos seus recursos de marketing, como cartões de visitas ou outros itens de divulgação ela precisa ser ajustar.

Eu penso que o logotipo também precisa ser responsivo, ou seja, ele pode ir diminuindo ou mudando de forma de acordo com a necessidade.
Principalmente se você tiver como plataforma principal as redes sociais, vai precisar de um logo bem mais simplificado para se encaixar aos diferentes tipos de espaço que irão te disponibilizar.

O símbolo
Em alguns casos o símbolo pode ter um papel importante na representação da sua Identidade Visual, porém o símbolo dificilmente é o item principal da sua Logotipo.
Acredito que em alguns casos ele trás uma identificação fundamental para se conectar com seu público alvo, mas isso vai depender muito do seu público e do propósito da sua marca. Existem marcas hoje que não tem um símbolo no logotipo e ainda sim tem muita força com seus clientes. Isso vai depender da sua mensagem e do impacto que você quer trazer na mensagem da sua marca.

Por isso responder o briefing com calma e com sinceridade ajuda muito o designer a criar uma Identidade Visual que abrace todos esses detalhes que irã construir uma marca forte e duradoura.
Por mais que muitos resumem a marca ao logotipo sabemos que isso não te leva muito longe, por isso agora em 2021 vejo como as pessoas entendem melhor a importância de criar uma Identidade Visual visando um diferencial onde podemos entender melhor a história por trás da marca, a pessoa por trás da marca e claro os valores da marca.
Um logotipo precisa ser dinâmico para poder acompanhar o crescimento da marca. Você já parou pra pensar se a sua marca tem esse potencial de se ajustar as diferentes necessidades que podem aparecer ao longo da jornada do seu negócio?

Se achar que precisa de ajuda, entre em contato e veja como eu posso te ajudar!
Até mais!