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Logotipo: Quais são as opções que preciso?
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Logotipo: Quais são as opções que preciso?

O logotipo é tem um papel importante ao representar a sua marca. Porém antes de sair correndo para fazer a logo qualquer, saiba como você quer que enxerguem a sua marca e que tipos de logo são necessárias para criar uma Identidade Visual funcional e que dure com o passar do tempo.

Além de um design bonito, o seu logotipo precisa ser dinâmico para se encaixar as necessidades que podem surgir ao longo da sua jornada.

Logotipo: Quais são as opções que preciso?

Quando for escolher um nome, não escolha um nome por emoção, analise a sonoridade dele e verifique se outras pessoas não estão usando este nome, esse passo é importante se quiser ter um logotipo diferenciada e que se destaque nos sites de busca.

A base da logo consiste numa tipografia consistente, talvez você pode pensar que é só escolher uma fonte bonitinha e pronto, porém vai muito mais além, já que todas as escolhas feita na sua Identidade Visual vão ajudar no posicionamento da sua marca com seu público-alvo.

A Tipografia do logotipo

A tipografia é o passo mais importante, e precisa ser feita uma pesquisa para ver qual opção se encaixa mais ao perfil do seu público-alvo. Claro que precisa ser analisado também se aquela fonte que você tanto quer vai ser aplicável ao nome que escolheu.

Logotipo: Quais são as opções que preciso? 1
Projeto Anfelina – Esthetic

As fontes alternativas serão um ótimo recurso visual para transmitir a mensagem da sua marca, por isso tome cuidado nas suas escolhas. Procure pensar na visibilidade, principalmente se o seu logo for aplicado em recursos impressos e nas redes socais.

Não existe nada pior do que aplicar um logotipo com baixa visibilidade num site, por isso antes de começar o seu projeto tenha bem em mente onde seu logotipo será mais aplicada e não descarte possibilidades futuras para evitar precisar fazer atualizações num curto período de uso da marca.

Logotipo Alternativas

Hoje não basta ter a logo principal, muitas das vezes é importante ter o logotipo com versões alternativas isso porque quando você usa seu logotipo nas redes sociais e nos seus recursos de marketing, como cartões de visitas ou outros itens de divulgação ela precisa ser ajustar.

Larissa Mavie
Projeto Lara Mavie – aromaterapia

Eu penso que o logotipo também precisa ser responsivo, ou seja, ele pode ir diminuindo ou mudando de forma de acordo com a necessidade.

Principalmente se você tiver como plataforma principal as redes sociais, vai precisar de um logo bem mais simplificado para se encaixar aos diferentes tipos de espaço que irão te disponibilizar.

Amanda Neco
Projeto Amanda Neco – Digital Marketing & Copywriting

O símbolo

Em alguns casos o símbolo pode ter um papel importante na representação da sua Identidade Visual, porém o símbolo dificilmente é o item principal da sua Logotipo.

Acredito que em alguns casos ele trás uma identificação fundamental para se conectar com seu público alvo, mas isso vai depender muito do seu público e do propósito da sua marca. Existem marcas hoje que não tem um símbolo no logotipo e ainda sim tem muita força com seus clientes. Isso vai depender da sua mensagem e do impacto que você quer trazer na mensagem da sua marca.

Estúdio Andriani
Projeto Estúdio Andriani

Por isso responder o briefing com calma e com sinceridade ajuda muito o designer a criar uma Identidade Visual que abrace todos esses detalhes que irã construir uma marca forte e duradoura.

Por mais que muitos resumem a marca ao logotipo sabemos que isso não te leva muito longe, por isso agora em 2021 vejo como as pessoas entendem melhor a importância de criar uma Identidade Visual visando um diferencial onde podemos entender melhor a história por trás da marca, a pessoa por trás da marca e claro os valores da marca.

Um logotipo precisa ser dinâmico para poder acompanhar o crescimento da marca. Você já parou pra pensar se a sua marca tem esse potencial de se ajustar as diferentes necessidades que podem aparecer ao longo da jornada do seu negócio?

Projeto Amanda Neco
Projeto Amanda Neco – Digital Marketing & Copywriting

Se achar que precisa de ajuda, entre em contato e veja como eu posso te ajudar!

Até mais!

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Desde 2009 me dedicando ao Web designer e acompanhando as mudanças e crescimento das redes sociais. Especializada em Identidade Visual e Copy estratégico.

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