O Google Analytics é uma das melhores ferramentas para analisar o tráfego do seu site, afinal para quem não faz essa analise periodicamente é meio que dirigir no escuro, por isso é bom sempre tirar tempo para fazer uma análise de quem entra e de quem sai do seu site. Mas você deve estar se perguntando como fazer isso? A ferramenta mais fácil para isso é o Google Analytics, que tem como principal função coletar dados de acesso, comportamento e navegação.

O Google Analytics é uma ferramenta tão eficaz justamente porque além de disponibilizar ricas análises de tráfego, ela ajuda na otimização das páginas do site e você tem como fazer vários testes para tomar decidir que estratégia seguir com seu marketing.
O que faz o Google Analytics se destacar e ter sua importância no meio de vários sites que oferecem esse serviço neste ano de 2022, é porque o dono dele é o Google, quem melhor do que ele para nos fornecer informações para otimizar a performance do nosso site? Acredito que hoje o Google é o site de busca mais usado.
O legal do Google Analytics é que ele é um serviço gratuito e não deixa a desejar em relação as plataformas pagas. Claro que para o bom funcionamento ele precisa ser integrado corretamente ao seu site.
Quais as vantagens de usar o Google Analytics no seu site?
1. Você conhece a origem das visitas
Saber quem tem interesse no seu conteúdo é essencial para saber direcionar a estratégia do seu marketing de conteúdo.
Em questão de otimização saber por exemplo que tipo de dispositivo as pessoas usam para acessar o seu site ou qual o navegador mais usado também é um grande aliado na hora de criar conteúdo ou escolher quais ferramentas vão atender melhor seus visitantes.
2. Você conhece melhor o perfil dos visitantes
O Google Analytics te ajuda a conhecer melhor quem é a sua persona, e isso vai ajudar você a produzir conteúdo de forma mais assertiva, já que ele te dá dados para segmentar as pessoas que se interessam pelo seu conteúdo (serviços ou produtos). Com ele você sabe o idioma, idade, sexo e até os interesses dos seus visitantes.
3. Conteúdos com maior desempenho
Eu gosto muito de criar conteúdo, mas eu geralmente abordo assuntos que são de maior interesse para o meu público. Afinal nem tudo que escrevo por aqui tem uma boa procura, por isso eu sempre dou uma olhada nos dados que o Google Analytics me fornece sobre as páginas e os conteúdos que estão sendo mais acessados.
Sem contar que você tem além do desempenho você pode ver como está a velocidade de carregamento das páginas do seu site. Assim você vai ter uma ideia se está sendo fácil para as pessoas que visitam o seu site.

Resumindo ter todas essas informações vão te ajudar a orquestrar uma estratégia de marketing digital que realmente tenha resultados.
Eu recomendo que todas as pessoas que tenham um site configurem o Google Analytics para monitorar o progresso do site. Isso é realmente útil para manter sempre em “circulação” nos sites de busca para que ele possa ser indicado para mais pessoas.
Não é difícil configurar o Google Analytics no site, mas eu recomendo que faça isso com ajuda de alguém experiente.
Para facilitar a vida das minhas clientes esse já é um procedimento padrão na configuração dos sites que eu faço. Acredito que um projeto bem monitorado tem condições de trazer resultados até mesmo de curto prazo, basta dedicação e esforço.
E você está pronto para ter um site que traga resultados? Entre em contato e veja como eu posso ajudar.