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Fontes: Como escolher fontes que refletem o estilo da sua marca?
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Fontes: Como escolher fontes que refletem o estilo da sua marca?

Uma das coisas que acho sensacional na tipografia é como ela pode mudar toda a aparência de um site ou da sua marca. Por mais que as pessoas possam minimizar a importância da fonte escolhida para o projeto, ela tem um papel fundamental na captação da atenção do seu público-alvo.

Se existe a psicologia das cores como já falei por aqui, existe uma enorme conexão psicológica na escolha da tipografia do seu projeto. Se formos eu for falar sobre todos os detalhes dessa psicologia escreveria um livro aqui de tantos detalhes, por isso vou tentar tornar isso mais fácil por aqui, combinado!

Fontes - KelCast

Em primeiro lugar, você precisa entender qual é o estilo da sua marca? Se você não tem ideia do que a sua marca realmente é acho interessante você verificar esse conteúdo que organizei falando sobre cada detalhe da Anatomia da Marca, que é o meu curso gratuito de 5 dias que vai abordar detalhes que vão ajudar a entender todo o universo por trás da sua marca.

Em segundo lugar acho bastante importante você conhecer o seu público. O que eles gostam? Qual é a classe social deles? Onde eles gostam de estar? Qual rede social preferida deles? Qual é a idade deles? Resumindo minha querida leitora você precisa conhecer bem para quem vai “escrever a sua mensagem.”

A tipografia que você usa em seu site e na sua marca vai ter um impacto emocional nos leitores e você precisa ter certeza de que a sua escolha está representando a sua mensagem com precisão.

Geralmente quando eu faço um projeto eu faço essa análise para a cliente com base no Briefing que ela me envia, acredito que ninguém melhor do que a cabeça por trás da marca para traduzir o que seus clientes mais desejam.

Porém eu decidi falar um poco sobre as famílias tipográficas e como elas em si podem influenciar psicologicamente seu público e o seu projeto. Estão preparados?

Fontes Script

Elas são bem populares e boas. Porém entenda que essa categoria é bastante ampla, pois pode incluir letras cursiva, caligrafia, escrita em pincel e letras à mão. A ideia da fonte script é que as letras estejam conectadas e fluem juntas em um movimento fluido como se tivesse sido realmente escrita à mão.

Fonte - Girl Boss

Elas geralmente são mais femininas, delicadas, descontraídas, informais (dependendo do estilo) e artísticas. Ao introduzir o roteiro em uma marca, normalmente ela é usada para adicionar mais calor e um senso de personalidade.   Também para parecer mais modernas elas podem ser combinadas com os outros estilos tipográficos.

Dica bônus: Não use fontes script para textos ou frases longas, pois são muito mais difíceis de ler e são melhores quando usadas como legenda ou cabeçalho curto. Principalmente se seu público for de 40+ anos (a dificuldade da leitura pode afastar possíveis clientes em potencial).

Fontes sem Serifa

Se formos comparar esse estilo de fonte com os outros vamos notar que eles são mais fáceis de ler, especialmente quando visualizadas em uma tela (é usada na maioria dos aplicativos móveis, Facebook, Instagram e muitos outros). Eles são ótimos para serem usadas ​​como texto, parágrafo e títulos, e você também pode criar contraste entre eles (usando a família tipográfica da fonte escolhida como: negrito, condensado, itálico).

Fonte - Clio

Eles têm um toque muito mais moderno e podem facilmente fazer a diferença quando misturados com outros estilos tipográficos. Esse estilo de fonte é a mais fácil de combinar, pois pode rapidamente ir de um site super moderno e limpo para um site mais clássico ou criativo. De longe é a família tipográfica mais fácil de se trabalhar.

Fontes Serifa

As fontes com serifa têm pequenos pés entre colchetes nas extremidades (em comparação com as sem serifa) e podem variar na espessura do traço, estilos de ligadura e famílias de tipos (negrito, itálico etc.). Eles tendem a ser um pouco mais interessantes em forma e estilo, especialmente quando se trata dos menores detalhes.

Fonte - Hello Paris

As serifas são muito usadas em revistas, empresas de moda e jornais, pois dizem que são ‘mais fáceis de ler’ (o que hoje já não é exclusividade delas). Mas elas são mais usadas ​​com o objetivo de dar um ar mais sofisticados, clássicos e chiques.

Para um público mais requintando eu geralmente acabo optando por esses estilos, afinal hoje existem várias fontes com serifas que são femininas e tem glifos especiais que ajudam a dar uma singularidade a marca.

A fonte da sua marca e as redes sociais

Como vimos as fontes de diferentes funções para a sua marca, quanto mais você conhecer seu público mais fácil será para você trabalhar com a tipografia.

Porém muitas clientes me perguntam, será que tenho que usar essa mesma fonte para fazer as artes das minhas redes sociais? E a resposta mais simples é, não!

Fontes - Instagram

A tipografia da sua marca tem uma história e uma função bem definida dentro do projeto, por isso é importante que o projeto tenha opções para serem trabalhadas em outros recursos de comunicação com seu cliente, você pode entender melhor lendo aqui a postagem que falei da importância do manual da marca.

Eu com certeza gosto de recomendar fontes do Google Fonts, já que são fontes gratuitas e que são fáceis de serem encontradas nos navegadores e em App como no Canva.

Quando faço essa seleção para as minhas clientes, procuro escolher famílias tipográficas bem completas para que possam se adaptar aos diversos tipos de aplicação (sites, redes sociais ou impressos).

Fontes: Como escolher fontes que refletem o estilo da sua marca? 1

Acredito que se chegou até aqui já entendeu que a escolha da fonte da sua marca é tão importante como a escolha das cores, ou seja, ela pode definir quem serão as pessoas que vão se conectar com a sua marca. Além de uma fonte bonitinha a escolha geralmente é feita com base na estratégia relacionada ao seu projeto. Veja a seleção de fontes que são tendências agora em 2021, separei algumas que com certeza vão se destacar este ano.

Se você é novo por aqui e não sabe como fazer essas escolhas e precisa de ajuda para criar uma marca que fique na memória do seu cliente, entre em contato e verifique a disponibilidade da agenda. Nós vemos em breve!

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Desde 2009 me dedicando ao Web designer e acompanhando as mudanças e crescimento das redes sociais. Especializada em Identidade Visual e Copy estratégico.

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