Conteúdo Evergreen: Conteúdo sem data de validade, será que é possível?

Conteúdo Evergreen: Conteúdo sem data de validade, será que é possível?

Já estamos em setembro e 2020 tem nos surpreendido a cada mês, por isso se é a primeira vez que você ouve falar de conteúdo evergreen, bate aqui (higth five)!!! Eu também não conhecia essa expressão, porém já entendia a importância de ter um conteúdo que durasse mais. Como assim?

Traduzindo conteúdo evergreen é um conteúdo otimizado para as buscas orgânicas que continua relevante e permanece “atualizado” para os leitores por um longo período. Ele continua atendendo ao público muito depois da sua publicação, com o tráfego de acessos crescendo com o tempo. Humm!!! Gostou né!

Eu falo muito de se criar conteúdo estratégico e assim como eu acredito que você não tem muito tempo para fazer isso, por isso a minha dica é crie um conteúdo com temas e assuntos atemporais dessa forma ele continuará relevante muito tempo depois da publicação.

Numa tradução literal, evergreen significa “sempre verde”. Imagine criar um conteúdo que nunca envelhecem, ou seja, possuem um prazo de validade indefinido ou maior do que esperado… Ele pode durar no mínimo uns 2 anos e em alguns casos dependendo do assunto que for escolher pode até durar muito mais que isso.

Computador em cima da mesa, tudo pronto para criar um conteúdo evergreen para o blog

Agora como criar um conteúdo evergreen?

Você pode encontrar várias dicas aqui na internet, mas eu pesquisei bastante e vou trazer aqui 2 dicas que achei mais útil, então já pega o seu papel e lápis e anote essas dicas.

  • Crie conteúdos com datas concretas (ex. Em setembro de 2020 fiz esse projeto / ou lancei esse produto).
  • Evite usar advérbios de tempo (ex. “atualmente”, “hoje em dia”) contextualize suas frases para serem mais específicas.

O conteúdo evergreen e seus benefícios:

Lembre-se que o principal objetivo do Marketing de Conteúdo continua sendo a relevância.

Então entenda que ao elaborar e divulgar com frequência conteúdos que são relevantes para sua persona, você está atraindo potenciais clientes de maneira recorrente e sustentável. O conteúdo evergreen vai ajudar na sua estratégia.

  • Reforça a autoridade da sua marca: As marcas que compartilham conhecimento são vistas como mais confiáveis pelo público, o que naturalmente atrai um público maior e mais vendas.
  • São indicados por outros sites: Ter links apontando para o seu site, e se esses links venham de diversos outros sites que também têm autoridade, é um fator bem relevante para SEO.
  • Atrai visitas vindo dos sites de busca: Elas têm menor volume de busca, mas por serem mais específicas, é mais fácil se manter nas primeiras posições em seus resultados no Google. Claro que para isso é importante criar um conteúdo com SEO amigável como já falei aqui nessa postagem.
  • Ajuda segmentar seus Leads: Ao oferecer um bom conteúdo (preferencialmente evergreen), você converte seus visitantes em leads e conforme assunto em questão para o download, você pode segmentar leads por assuntos de interesse.
Uma linda mulher negra usando seu notebook para criar um conteúdo evergreen para o seu blog

Posso atualizar conteúdo que já tenho?

Claro que sim! Essa é uma ótima oportunidade de aproveitar conteúdo que você já fez, mas que precisam de uma carinha nova para atrair mais atenção.

Muitas pessoas acham que precisam fazer tudo do zero, e acredite isso nem sempre é necessário, já pensou em reaproveitar postagens antigas que já tiveram uma boa interação, mas que por conta do tempo elas estão um pouco ultrapassadas. Talvez um post que tenha feito a um ano atrás precise ser atualizado e ganhar uma cara nova a situação que estamos vivendo agora em 2020.

Entendo que muitos acham que é difícil criar um conteúdo estratégico, porém pesquisar novas tendências, novos produtos podem nos ajudar a ter um conteúdo muito mais atraente e isso aos poucos vai gerar uma ótima autoridade para a sua marca.

Você já conhece meu canal no IGTV? Veja alguns vídeos bem divertidos que vão te ajudar a entender mais sobre o universo do marketing digital na prática.

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