Clientes: Como filtrar os seus clientes ideais?

Clientes: Como filtrar os seus clientes ideais?

Estou tão acostumada a falar com meu público de clientes e recentemente numa pesquisa que fiz no Instagram, vi que muitos colegas de trabalho me seguem e se inspiram nas minhas dicas, fiquei lisonjeada com todas as mensagens que recebi por lá.
Por isso resolvi falar sobre como se filtrar clientes, acredito que isso pode servir para qualquer profissional freelancer. Quando estamos começando geralmente ficamos ansiosos para montar um portfólio, é tentador aceitar todos os projetos que surgem em seu caminho. Todos já passamos por isso. porém ao longo dos anos passamos a entender algo importante: antes de aceitar fazer um projeto, certifique-se de que o cliente é alguém com quem você realmente quer trabalhar. Não é porque a pessoa entrou em contato com você que necessariamente você deve aceitar fazer este projeto. Analise o seguinte: será que este é o tipo de trabalho pelo qual você quer ser conhecido? O cliente entende e valoriza seu conhecimento e habilidades? Se você e o cliente não se encaixam bem, isso com certeza vai resultar em muito estresse desnecessário. Pergunte a si mesmo se o dinheiro realmente valerá a pena perder a sua vontade de continuar com o projeto (já tive projetos que no meio do caminho tive vontade de jogar tudo para o ar). Lidar com clientes difíceis nunca será uma tarefa fácil, porém você tem como filtrar isso antes de começar o projeto.

Como você pode filtrar seus clientes?

  • Faça um perfil de seu cliente ideal, assim você pode criar um marketing para encontrar e atrair os clientes ideais para o seu negócio.
  • Faça muitas perguntas em seu formulário de contato. Faça perguntas específicas para conhecer um pouco sobre a pessoa.
  • Visite as redes sociais da pessoa, veja como é a atual  marca, website e blog antes de criá-lo.
  • Veja se já trabalharam com um freelancer antes. Se eles não tiverem, talvez achem que você se dedica totalmente a eles e você vai precisar se clonar para dar conta de todos os pedidos dele. Pergunte por que eles querem trabalhar com você.
  • Confie no seu intestino. Se seus instintos disserem para correr, então fuja. Como você vai saber? Existem várias formas, uma delas é a recusa em respeitar seus termos de trabalho, ou pode ser que esteja questionando os valores do serviços.
Para facilitar meu tempo eu fiz um Guia de Informações que você pode baixar aqui, lá eu falo sobre os serviços que ofereço e faço uma breve descrição da forma que eu trabalho. Assim ela pode saber se sou a pessoa certa para fazer o projeto dela. guia de informações - kel designs Tente conhecer os clientes em potencial na sua conversa inicial, para que possa decidir se realmente deseja trabalhar com eles ou não. Eu trabalhei com clientes incríveis, estavam certos do que com queriam, eram fáceis de se comunicar e valorizavam meu tempo e minha especialidade. Esses projetos acabam sendo os meus favoritos, rápidos e divertidos de fazer. E o mais importante, os clientes ficaram felizes com o resultado final! Se um cliente é fácil de lidar, me sinto mais motivada para fazer muito além das expectativas, de modo que a qualidade do meu trabalho também melhora. Convido você a conhecer alguns desses clientes incríveis no meu Portfólio (que precisa ser atualizado com urgência). Esse mês preparei assuntos bem interessantes aqui para o blog, assine aqui para receber as novas postagens no seu email. Até a próxima!

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