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Branding: O que é e como afeta a sua marca?
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Branding: O que é e como afeta a sua marca?

Ao contrário do que muitos pensam o branding não é a marca, porém na verdade é um conjunto de ações estratégicas que precisam estar alinhadas com o seu posicionamento, propósito e valores da sua marca.

Quando você cria um branding você vai muito além do design em si, o objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com seu cliente ideal, e toda essa conexão irá ser a ligação que fará este cliente escolher a sua marca na hora de decidir comprar o seu produto ou serviço.

branding por keldesigns

Como eu sempre digo por aqui a marca não é só o design e sim a estratégia por trás de todo o conceito da marca. Apesar de eu não trabalhar com Branding diretamente (que é a criação dessas estratégias) eu sempre procuro criar marcas que estejam alinhadas com uma estratégia, e o briefing sempre me ajuda a entender qual é a estratégia das minhas clientes. O branding é muito mais profundo já que a função dele é despertar sensações e criar conexões com o seu público-alvo.

“A marca é o espaço que você ocupa na mente de alguém.”

Anita Roddick

Por isso criar a Identidade Visual precisa estar alinhada a todo esse contexto, ou seja, cada detalhe escolhido para sua marca, o logotipo, a escolha da tipografia, a voz da marca, os valores, as cores tudo isso vai dar vida a marca e criar uma personalidade ajudando o seu público-alvo com percepções e sensações.

O conjunto dessas ações vão ajudar a criar valor além do produto ou serviço em si, já que seu público vai ver que é mais que um produto é quem é a marca e a história por trás da marca. Com certeza o branding ajuda a criar laços duradouros com seu cliente ideal.

Mulher pensando no branding da sua marca

Então o que é a marca?

A marca não é só o logotipo, o nome ou a Identidade Visual. Ela é a união de vários elementos que transmitem sentimentos e experiências que seu público-alvo vai poder experimentar ao escolher seus serviços e produtos.

Ter uma estratégia de branding para sua marca faz toda a diferença já que isso vai ajudar a se diferenciar da concorrência, assim você terá uma marca singular que entrega não só um produto, mas sim uma experiência única do início ao fim.

Toda marca precisa ter valores e de valores que vão guiar toda a sua estratégia, desde a criação do produto até de como este produto ou serviço será divulgado nos canais de marketing digital.

“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.” Seth Godin

Por que o Branding é importante?

Hoje observamos o crescente aumento de pessoas que decidiram criar suas marcas e se aventurar no universo do empreendedorismo, por isso ter um diferencial com a marca passou ser essencial, assim como definir bem qual é o seu propósito que é tão importante como o seu posicionamento.

Se a sua marca consegue transmitir bem seu propósito e se ela tem uma personalidade com certeza será mais fácil de conectar com pessoas que se identificam com toda o contexto da sua marca. Quando você cria boas experiências para o seu cliente isso faz com que ele tenha o desejo de recomendar a sua marca para outros, e acredite um cliente satisfeito ainda é um excelente marketing de recomendação.

Crie uma Identidade Visual forte

Consegue se imaginar numa feira bem cheia, movimentada e com muitas pessoas falando ao mesmo tempo? No meio de toda essa multidão você olha e uma cor chama sua atenção, uma frase faz você lembrar que era exatamente isso que estava procurando, era aquela marca que você queria encontrar.

É exatamente isso que uma Identidade Visual forte faz, ajuda o seu cliente, ou seja, seu público-alvo te encontrar, te reconhecer apenas pela cor, por um ícone, uma fonte. A Identidade Visual é mais do que um nome forte ou um logotipo bonito, é todo o universo que você cria para sua marca se relacionar com seu cliente de forma única.

O logotipo faz parte da sua Identidade Visual, assim como um ator numa peça de teatro tem o seu papel, porém não podemos deixar de lembrar dos “bastidores” desse palco que sua marca ganhou presença. São vários elementos que irão fazer parte da sua comunicação visual para se apresentar de forma única e estratégica.

Larissa Mavie

Que elementos vem a nossa mente quando lembramos da Identidade Visual:

Se eu fosse resumir em poucas palavras você pode fazer branding através da sua Identidade Visual, estratégias de comunicação, conteúdo e do seu posicionamento.

Por mais que não pense em contratar esse tipo de serviço, acho sempre bom antes de começar uma nova Identidade Visual entender o que está por trás, ou seja, acho importante que todos conheçam os bastidores por trás de todo esse palco.

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Desde 2009 me dedicando ao Web designer e acompanhando as mudanças e crescimento das redes sociais. Especializada em Identidade Visual e Copy estratégico.

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