Investir na presença digital na internet tornou-se essencial para conquistar o mercado e trazer demanda aos serviços das empresas. Embora seja uma necessidade recorrente, poucos empreendedores sabem como se destacar na internet.

É unânime: o mercado movimenta-se a todo vapor, e esse movimento acontece em grande parte graças às transformações digitais que ocorrem na internet. É fundamental que os negócios sejam pensados para se destacar não só na qualidade dos produtos e serviços, mas também nos meios digitais.
Por isso, destacar-se na internet proporciona engajamento, fidelização de clientes e usuários, enquanto aumenta a relevância e fortalece a autoridade da sua marca, facilitando o caminho do público até você.
Para não perder nenhum desses benefícios, é essencial entender o que fazer para se destacar na internet. Quer saber como chegar ao destaque? Continue lendo esse artigo.
Defina a Persona
Saber o cliente ideal para consumir seus produtos e serviços, na qual você identifica que sua solução é perfeita para ele? Então, esse cliente é definido como persona!
A definição acontece a partir da representação semi-fictícia desse cliente ideal. E por ser semi-fictícia, significa que ele tem características muito mais marcantes que sua faixa etária, localização ou renda mensal, por exemplo.
Ele possui hábitos, características, comportamentos, histórias e desafios pessoais, motivações, objetivos e preocupações.
Essa definição avançada traz um norteamento para a estratégia, pois sua comunicação, seus conteúdos, palavras, ou seja, tudo, serão voltados e pensados na linguagem que essa persona fala, nos horários que ela deseja os receber e nos canais que ela costuma acessar.
Identidade Visual
A identidade visual é um fator crucial na concepção das estratégias para se destacar na internet.
Somente por pesquisar algum termo ou algum produto e navegar nas redes sociais nos deparamos com uma infinidade de logos, cores, e mensagens. Através disso, inconscientemente, nosso cérebro capta essas informações transformando as percepções.
Por isso é necessário investir em uma identidade visual forte para sua empresa, com cores e logomarcas que transmitam o que você deseja dizer, deixando explícito seu diferencial, suas qualidades e confiança.
Conte com profissionais especializados em design para definir sua identidade visual, pois ela faz total diferença para se destacar na internet.
Investimento contínuo no Site e no Blog
Como falar de presença digital sem passar por sites? Seu site é o espaço em que você receberá suas visitas, e nesse espaço você deverá pensar sempre em quem está navegando, para que além de o enxergar como referência, queiram voltar e priorizar comprar com você.

O site deve ser visualmente atrativo e completo para a experiência do usuário. Para o tornar completo, não esqueça de sempre selecionar não só o melhor visual que represente a identidade visual da sua marca mas também enriqueça com informações dos serviços, meios de contato, localização, facilitando ainda mais o caminho do usuário até você.
E para ranquear seu posicionamento nos mecanismos de busca, não dispense a produção de conteúdos. Inicie o blog com o propósito de evidenciar sua presença na jornada de compra, sendo um canal de informações que prioriza educar os usuários sobre os temas que você domina e que tem muito para falar a respeito.
Imagine só, se você é uma empresa que comercializa convênio dental. Seus conteúdos podem ser sobre a importância da saúde bucal, como escolher o melhor dentista, e por aí em diante. Você se torna uma voz ativa no processo de decisão de compra de quem deseja adquirir esse serviço e até mesmo de quem nem sabia que precisava de você!
E um adendo! Não adianta possuir uma estratégia completa de concepção do site e conteúdo se ele não for responsivo para a navegação! Ele deve ser ágil e rápido tanto para navegação desktop quanto para a navegação mobile. A desatenção com esse ponto pode afastar uma parcela considerável de visitas.
SEO
SEO é uma abreviação para Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca. É um trabalho contínuo e deve ser pensado contemplando todas as diretrizes da estratégia.
Através do SEO você garante posicionamento orgânico nas páginas SERP e melhora a visibilidade do seu site. Para isso, é importante seguir algumas práticas, as mais recorrentes são:
Palavras-chave
As palavras-chave utilizadas em seu site e blog não devem, necessariamente, associar-se a termos técnicos ou específicos, ou serem escolhidas somente por possuir um alto volume de busca.
A ideia da palavra-chave é colocar-se no lugar do usuário e entender as intenções dele por trás da pesquisa.
Ainda no exemplo de empresas que comercializam convênio, se em algum momento o usuário que busca por essa solução a reconhece como convênio dentário e não como convênio odontológico, logo convém a essa empresa investir na palavra que mais se aproxima a intenção do seu público.
URL
A URL é o endereço do site, e deve ser simples e completa, com uma informação breve do que a página se trata. Então, dispense URLs com números, sinais e letras desconexas. Um exemplo claro seria para uma página que conta benefícios de possuir um convênio dental. A url deverá seguir como: www.empresadeconvenio.com/convenio-dental.
Desta forma compreende-se que uma URL otimizada é a melhor maneira de dizer ao mecanismo de busca e ao usuário o que está no conteúdo desta página.
Backlinks
Os backlinks são hiperlinks inseridos em termos e palavras-chave nos conteúdos do blog que direcionam o usuário para outro conteúdo de outro site ou blog que esteja falando sobre esse termo.
Essa prática de troca é muito valorizada pelo Google pois ela demonstra que o conteúdo do site ou blog são tão bons que outros sites estão confiando no que você escreve, enriquecendo a experiência do usuário.
Presença nas Redes Sociais
O Brasil está em 2º lugar no ranking de países que mais passam tempo nas redes sociais. Graças a toda essa audiência, é indispensável escolher as redes sociais mais utilizadas por sua persona e para se destacar na internet.
Redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter continuam em alta, mas a ascensão de redes como Tik Tok podem ajudar a chegar a persona que você está buscando.

A dica aqui, além de escolher as melhores redes, é a criação de conteúdo. Crie conteúdo sucintos, com informações prévias, curiosidades, mitos e verdades, temas que sejam associados aos desafios da persona.
E lembre-se, assim como seu site, suas redes sociais devem contar com informações de contato e localização a fim de trazer visitas qualificadas para sua empresa.
Google Meu Negócio
Essa ferramenta disponibilizada pelo Google é gratuita e tem como objetivo destacar seu negócio como o resultado relevante para a busca local de acordo com seus produtos ou serviços, trazendo visitas e procura qualificada.
Links Patrocinados
Os Links Patrocinados são anúncios pagos e servem para garantir maior número de conversões, pois faz com que esse anunciante que pagou para aparecer seja uma das primeiras opções nos resultados de pesquisa.
A visibilidade dos anúncios pagos atraem mais atenção para o seu negócio, fazendo com que você seja a primeira e única escolha do usuário.
Para quem ainda não se sente inteiramente seguro para investir nesse tipo de estratégia, é interessante utilizar o Google Ads, pois além de anunciar no maior mecanismo de busca da atualidade, você só pagará pelo serviço se o usuário clicar no anúncio.
E então, pronto para se destacar na internet? Invista nessas dicas e veja seu negócio crescer cada vez mais! Quer saber como a Kel designs pode te ajudar, entre em contato.
