fbpx
3 dicas para revisar o seu site em 2021
/
/
3 dicas para revisar o seu site em 2021

Ano novo, site novo?!? Sempre que começa um novo ano naturalmente fazemos várias análises para organizar nossas ideias de negócios que consideramos necessárias para o nosso constante crescimento. Com todas essas novas metas e análises é natural pensarmos em dar uma revisada no nosso site. Considere isso uma tarefa importante para que seu site consiga manter um bom desempenho e que continue te dando suporte para atingir novas pessoas.

Manter o site atualizado e acolhedor deve ser uma das suas maiores prioridades, especialmente se você deseja aumentar sua autoridade com seu público-alvo. As empresas, como os humanos, mudam e crescem constantemente a cada dia que passa. Por isso seu site deve estar constantemente atualizado. A minha sugestão é que você faça isso pelo menos a cada 6 meses ou pelo menos 1 vez por ano.

Revise seu site em 2021

Que tal começar o ano fazendo suas atualizações no seu site?

Se você não quer fazer grandes mudanças a minha sugestão é que pelo menos leve em consideração 3 itens fundamentais:

  • Reorganizar sua página inicial
  • Revise o conteúdo e o portfólio do seu site
  • Melhore a experiência do usuário

Vamos começar!

Mulher revisando o conteúdo do seu site

01 | Reorganize sua Página Inicial

Se o seu site tem como base sua página inicial online, sua página inicial é a sua entrada. Da mesma forma que você gostaria de uma experiência acolhedora quando qualquer convidado entrasse em sua casa *real*, certifique-se de organizar sua página inicial de forma acolhedora para cada vez que um novo usuário vier visitá-la sinta-se acolhido.

Não apenas sua página inicial deve ser acolhedora e agradável de navegar, mas o mais importante, deve ser estrategicamente organizada para o crescimento da sua empresa. Nesta fase, é essencial analisar seus principais objetivos de negócios (algo que você já deve estar fazendo nas últimas semanas) e certificar-se de que a página inicial do seu site está de acordo com seus objetivos. O conteúdo da sua página inicial deve ser estruturado em blocos e organizado em ordem de prioridade. Nada é colocado no site de forma aleatória, tudo é feito de forma estratégica, nunca esqueça disso.

Aproveite e verifique o seguinte:

  • Revise os textos da sua página inicial, corrija quaisquer erros de ortografia ou altere um pouco as coisas se seu negócio mudou em algum aspecto;
  • Refresque suas imagens, se estão desatualizadas;
  • Troque seus depoimentos pelos os mais recentes.

02 | Revise o conteúdo do seu Site e Portfólio

Lembre-se de que a verdadeira essência do seu site são as palavras escritas. O maior erro que noto em sites de empresas em geral é focar apenas na imagem. Isso não é totalmente errado, mas as pessoas querem ver um pouco mais que imagens elas querem entender o significado do porquê aquela imagem está lá, pequenos textos que possam dar suporte a imagem podem ajudar e muito na hora de se destacar na concorrência.

Um bom site é composto por 30% de imagens e 70% (pelo menos) de textos.

A atualização do Copy do site deve ser feita regularmente, de preferência a cada 6 meses, mas pelo menos uma vez por ano. Você notará, depois de não mexer no conteúdo por um longo tempo, muita coisa mudou em seu negócio e você nem percebeu. Talvez seus objetivos tenham mudado um pouco, ou seus serviços tenham sido melhorados, ou a experiência do cliente tenha dado um salto qualitativo. Tudo isso precisa ser renovado no Copy do seu site!

E enquanto você atualiza seu conteúdo, lembre-se que a maior objetivo dele não deve ser sobre VOCÊ, mas sobre seus clientes. Como você pode servi-los/ajudá-los? Por que eles deveriam escolher você? O que você agrega de valor que eles não conseguem encontrar em mais ninguém? Certifique-se de que seu cliente ideal está se sentindo ouvido e visto. Permita que eles se identifiquem com a pessoa (você) exata que está falando por meio do seu Copy.

Atualizar o conteúdo do seu site também significa garantir que seu portfólio não esteja desatualizado e que seu melhor trabalho seja exibido. Evite a ideia de apresentar o máximo de projetos possíveis. Sempre dê preferência à qualidade à quantidade no que se refere ao seu portfólio. Esta é a página do seu site que visa atrair apenas seus clientes ideais, então você deseja apresentar apenas projetos e trabalhos dos quais tem imenso orgulho.

Na sua lista de verificação de atualizações de conteúdo deve ter:

  • Verifique que seu site têm um equilíbrio perfeito entre imagens e textos;
  • Revise os textos do seu site, atualize-o se estiver desatualizado, verifique se há erros de ortografia;
  • Reorganize o conteúdo do seu site, se for muito centrado em VOCÊ, centralize no seu cliente;
  • Atualize seu portfólio buscando destacar apenas seus melhores trabalhos;
  • Certifique-se de aparecer em algumas das imagens do site para criar confiança e empatia em novos usuários.

03 | Experiência do Usuário

Existe algo mais frustrante do que, como usuário, não ser capaz de encontrar exatamente o que procura em um site? Ou, pior ainda, encontrar links quebrados?

Seu site deve ser uma experiência, suave e agradável. Você quer ter certeza de que a jornada do usuário é livre de problemas e o mais intuitiva possível. Significa ter uma estratégia e trazer seus clientes ideais de A a Z sem obstáculos ou caminhos confusos.

Experiência do Usuário

Você pode começar com seus próprios objetivos: qual é o objetivo principal do seu site? Comece a partir daí e coloque-se no lugar dos usuários. Imagine ser alguém completamente novo que precisa ser guiado por toda a jornada. Certifique-se de ter um link direto ou botão de call to action cada vez que mencionar um produto ou serviço e sempre antecipar as próximas etapas de seus usuários, fornecendo opções de onde eles devem ir em seguida. A meta final deve ser sua meta, que provavelmente coincidirá com a necessidade de seus clientes ideais.

Na sua lista de verificação de UX (User Experience), você deve lembrar de:

  • Revisar seus links e corrigir quaisquer links quebrados com redirecionamentos inteligentes;
  • Adicionar links e frases de chamariz para corresponder a sua meta final e antecipar as próximas etapas de seus usuários;
  • Verifique e melhore a velocidade de carregamento do seu site;
  • Certifique-se de que seu site esteja totalmente responsivo.

Aqui estão todas as tarefas essenciais que você deve aplicar para atualizar seu site de forma rápida e eficiente agora em 2021! Lembre-se de que esse processo deve ser repetido pelo menos uma vez por ano para garantir que seu site esteja sempre atualizado.

Se precisar de ajuda para criar um Copy estratégico para o seu site, conheça meu novo Workbook onde listo em mais detalhes dicas e sugestões e alguns exercícios que vão ajudar você a ter um conteúdo mais estratégico.

Wokbook - Copy

Quer receber dicas exclusivas para deixar o site sempre atualizado? Assine a minha newsletter e receba no seu e-mail nossas últimas postagens aqui do Blog.

Oi Sumida! Me encontre nas redes sociais, eu estou super empenhada no Pinterest este ano, mas você pode me encontrar lá no Instagram também.

Compartilhar:
Desde 2009 me dedicando ao Web designer e acompanhando as mudanças e crescimento das redes sociais. Especializada em Identidade Visual e Copy estratégico.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Subtotal do carrinho

Nenhum produto no carrinho.